- Afinidade e afetividade

- Afinidade e afetividade

Afinidade: relação; analogia; semelhança; conformidade; identidade; igualdade; tendência combinatória; coincidência de gostos ou sentimentos.
É comum se ouvir falar de amigos que se aproximam por afinidade e acham apaixonante o grau de familiaridade que tem um com o outro. Também se ouve muito falar de pessoas que não se relacionam, exatamente por não terem muita afinidade. Em relacionamentos amorosos isso também acontece. Namoros e casamentos terminam muitas vezes porque associam a perda de afinidade com o tempo, com a de afetividade... É como se no começo houvessem muitas coisas em comum e depois não mais... Mas será que o que se perde são as afinidades ou o respeito pela diversidade? Ou será que no concurso de quem respeita menos pra descontar do outro, é que perde-se a afetividade? Então qual seria o sentido de uma relação? Duas pessoas parecidas, compartilhando basicamente as mesmas coisas e se deliciando com seus próprios defeitos e qualidades?
Quem nunca viu um olhar apaixonado de uma amiga dizendo pra outra: -Nossa! Eu também sou assim!? Certamente muitas vezes... Mas alguém já viu esse mesmo olhar apaixonado dizendo: - Nossa! Eu sou exatamente o contrário!? Talvez não... Acho que o máximo que se ouve numa situação como essa é um : - É, eu não sou assim... Uma das frases mais comuns de se ouvir e que prova que afinidade e afetividade não têm uma relação direta é a "Você não tem absolutamente nada a ver comigo, mas eu te amo!". É claro que para muitos, amar alguém diferente, que não tenha suas qualidades apaixonantes é algo quase que inacreditável, mas acreditem, acontece!
Entre duas pessoas afins, temos uma convivência pacífica, pois quanto mais afinidade menos conflitos. Mas menos conflitos quer dizer mais afetividade? Então é verdade que aquele amigo que concorda com absolutamente tudo que você diz e aquele namorado que faz tudo como você gosta, é o que você mais ama? Nem sempre! Na verdade, geralmente ocorre exatamente o contrário.Com isso, mais uma vez confirma-se que as regras de afinidade não necessariamente estão de acordo com o grau de afetividade entre duas pessoas. Tanto que é bastante comum encontrar amigos e namorados que tem pouca afinidade, porém muita afetividade um pelo outro. E isso é ótimo, porque a tentativa de descobrir, entender e muitas vezes até aprender com as diferenças é que faz com que as pessoas se acrescentam e talvez esse seja o sentido de uma relação, seja ela amorosa ou de amizade.Porque se você soma paciência com paciência, você terá duas pessoas extremamente pacientes. Mas se você soma paciência com impaciência, terá uma pessoa não tão paciente e outra não tão impaciente e isso geralmente promove um resultado positivo para ambas. Isso não quer dizer que vai colocar uma pessoa que só gosta de música clássica pra dançar funk até o chão! Mas essa pessoa que acredita que a música clássica é a única que existe, pode começar a gostar de outras coisas... e de repente até achar engraçado e não mais insuportável o "descer até o chão"... É verdade que pessoas de universos culturais muito diferentes podem encontrar muitos problemas de convivência... Assim como as que pertencem ao mesmo universo e enxergam as coisas por um ângulo parecidíssimo, não haverá quase nenhum conflito, porém nenhuma mudança, gerando quase um vazio de significado. A frase "Sem revolução não há progresso" é tão coerente quanto a "sem diversidade não há crescimento".
A falta de respeito com as diferenças é responsável também por muitas guerras, massacres, assassinatos... Alguém tem idéia do número enorme de crimes contra homossexuais e negros em pleno século XXI? E a violência contra mulheres, que são vistas por muitos homens como seres inferiores? Consegue imaginar o quanto o fato de alguém ser diferente pode ser algo tão insuportável a ponto de surgir o desejo de assassinar, fazer sumir? Isso é um extremo,é verdade! O que ocorre de forma mais discreta são pessoas que se afastam e alimentam preconceitos sobre o que consideram "anormal", ou seja, pouco conveniente. Um homossexual pode ser anormal entre heteros, um tímido entre extrovertidos, assim como um branco entre negros... No final, qualquer pessoa pode ser anormal! É uma questão de referencial e mais que isso, vai de acordo com a forma como encara o diferente. E o grande perigo pra quem tem dificuldade de respeitar a diversidade, é que se em cada característica incompatível com a sua, você enxergar como algo anormal, no final pode acabar achando o mundo inteiro anormal e você o único ser realmente normal. Aí a única saída é mudar de planeta e torcer para que lá encontre apenas espelhos, porque pessoas será muito arriscado! E também é importante que não olhe muito para eles, porque pode começar também a achar anormal e então vai ser bem difícil se mudar para algum lugar em que nem possa se levar junto rs...

Infidelidade
Quem ama também pode trair?
Sim
Não
Depende da situação
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (267 votos)











Total de visitas: 20514